Notícias

Home >Notícias da actualidade

Actualidade

  • 17 Mar. 2017

    CARLOS GOMES DA SILVA É O NOVO PRESIDENTE DA DIRECÇÃO DA AEM

    Vice-presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva da GALP, Carlos Gomes da Silva assume as funções de Presidente da AEM, a associa&cced...

    Ver mais...
  • 15 Mar. 2017

    AEM na Assembleia da República - Audição na COFAP sobre Proposta de Lei n.º 53/XIII que revê o "regime sancionatório do direito dos valores mobiliários” - Com Vídeo

    A AEM foi recebida, em audição parlamentar, pela Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, no âmbito da apreciaç&atil...

    Ver mais...
  • 30 Jun. 2016

    Estrutura de Missão para a Capitalização das Empresas - Entrevista a António Barros

    Entrevista completa aqui...

    Ver mais...
  • 15 Out. 2013

    AEM em audiência parlamentar na Assembleia da República

    A AEM foi recebida em audiência, na Assembleia da República, pela COFAP - Comissão do Orçamento, Finanças e Administração Pública, para apresenta...

    Ver mais...
17 March. 2017

CARLOS GOMES DA SILVA É O NOVO PRESIDENTE DA DIRECÇÃO DA AEM

Vice-presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva da GALP, Carlos Gomes da Silva assume as funções de Presidente da AEM, a associação de emitentes de mercado que tem como missão principal promover a competitividade das empresas cotadas e o desenvolvimento do mercado de capitais português.

Realizou-se ontem a Assembleia Geral Anual da AEM - Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado.

Nesta Assembleia Geral, as empresas associadas da AEM elegeram, por unanimidade, os membros dos órgãos de governo da Associação para o triénio 2017-2019.

Carlos Gomes da Silva foi eleito Presidente da Direcção da AEM em representação da Galp Energia SGPS. S.A., sucedendo a Maria Celeste Hagatong que desempenhou o cargo em representação do BPI.

A Direcção da AEM será composta, igualmente, por Alexandre Lucena e Vale (BPI) André Gorjão Costa (CTT), Luís Palha da Silva (PHAROL), Miguel Ventura (THE NAVIGATOR COMPANY), Henrique Soares dos Santos (JERÓNIMO MARTINS),  e Abel Sequeira Ferreira, o Diretor Executivo da Associação, que foi reeleito, também por unanimidade, para um novo mandato. 

De entre os representantes agora eleitos, merece igualmente destaque a reeleição de Francisco Pinto Balsemão (IMPRESA) como Presidente do Conselho Geral da AEM.

António Lobo Xavier (em representação da SONAE SGPS) foi reeleito Presidente da Mesa da Assembleia Geral e Duarte Calheiros (em representação da SONAECOM) foi reeleito Presidente do Conselho Fiscal.

Na mesma reunião, a Assembleia Geral da AEM aprovou as principais linhas estratégicas da atuação da Associação para o ano de 2017.

Em especial, a Associação deverá orientar o seu trabalho e contributos no sentido de:

Criação de um ambiente regulatório melhor adaptado às empresas cotadas no mercado nacional, incluindo a diminuição da burocracia e dos custos da utilização de capital.

Criação de um ambiente mais propício à admissão e manutenção de empresas em Bolsa, nas diversas dimensões relevantes para o efeito. 

Desenvolvimento de iniciativas que assegurem a efetiva diversificação das fontes de financiamento e para a melhoria do ecossistema e estruturas de funcionamento do mercado português, de modo a que este possa servir melhor as companhias ao longo dos diferentes estádios do seu financiamento.

Salvaguarda das especificidades do mercado de capitais nacional e dos aspectos de visibilidade e operacionalidade essenciais ao acesso e à permanência das empresas cotadas no mercado português.

Criação de uma cultura de risco e de capital em Portugal, promovendo e participando em iniciativas do tipo educacional e similares.

Melhoria dos incentivos fiscais para o investimento baseado no capital e obrigações de tipologia corporate.

Abel Sequeira Ferreira enfatizou ainda a relevância do trabalho que a AEM tem desenvolvido junto da Estrutura de Missão para a Capitalização das Empresas e o empenho da Associação em continuar a contribuir com propostas para o Programa Capitalizar.

 

A lista dos Membros dos Órgãos Sociais da AEM eleitos para o Triénio 2017/2019 pode ser consultada aqui

 

 

AEM - Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado / geral@aem-portugal.com